Órgão Público

Estudante

Instituição de Ensino

Estagiário

Estágio Obrigatório

Supervisor

Perguntas Frequentes - Estagiário

PerguntaComo eu posso fazer meu cadastro na Central de Estágio?

Para fazer seu cadastro, você deve acessar o site: www.centraldeestagio.pr.gov.br. No menu lateral, localizado do lado esquerdo do seu monitor, clique na opção: ESTUDANTE e, em seguida, na opção CADASTRO DO ESTUDANTE e preencha o formulário.

PerguntaComo eu faço para recuperar minha senha?

No site da Central de Estágio, clique na opção ESTUDANTE, que estará à esquerda do seu monitor e, em seguida, no botão ESQUECI MINHA SENHA e digite o número do seu CPF. Com esse procedimento a senha será enviada diretamente ao seu e-mail.


PerguntaComo faço para alterar os dados do meu cadastro?

Na página da Central de Estágio, acesse a opção: ESTUDANTE, depois clique no botão ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO e preencha o formulário. Lembrando que qualquer atualização deve ser realizada pelo próprio estudante.

PerguntaQual a idade miníma para realizar estágio?

Conforme legislação vigente, a LEI 11.788, a idade miníma para realizar estágio é de 16 anos completos.



PerguntaAs vagas de estágio são destinadas para qual nível de escolaridade?

As vagas são destinadas aos níveis de ensino médio, médio técnico profissionalizante e nível superior. Lembrando que a Central de Estágio não gerencia as vagas de estágio para os níveis de pós-graduação e mestrado.

PerguntaO que devo fazer caso não encontre minha a Instituição de ensino cadastrada?

Nesse caso, provavelmente a instituição não possua convênio junto à Central de Estágio, dessa forma, cabe à instituição entrar em contato conosco solicitando o convênio.

PerguntaComo me candidatar às vagas de estágio ofertadas?

Após realizar seu cadastro no site da Central, acesse a opção ESTUDANTE e, em seguida, OFERTA DE VAGAS DE ESTÁGIO. Deste modo, você encontrará todas as vagas que estão sendo ofertadas. Selecione a vaga que você tem interesse e para se candidatar, basta inserir seu número de CPF e a senha cadastrada.

PerguntaDepois de me candidatar a uma vaga de estágio, qual o precedimento a seguir?

Verifique os detalhes da vaga. Se não for divulgado o contato para agendar entrevista, você deverá aguardar o contato do órgão contratante.


PerguntaQual é o valor da bolsa auxílio?

O pagamento da bolsa auxilio varia conforme o nível escolar. São pagos R$4,11 por hora, para estudantes de nível médio, e R$5,29 por hora no nível superior.


PerguntaPosso me candidatar a todas as vagas ofertadas?

Você poderá se candidatar somente às vagas ofertadas ao seu curso.



PerguntaQuantas horas irei estagiar por dia?

Se você é estudante do nível médio ou técnico profissionalizante, irá trabalhar quatro horas por dia. Estudantes de nível superior realizam uma jornada de seis horas diárias, com exceção dos alunos do curso de jornalismo, que cumprem estágio de quatro horas por dia.


PerguntaEstagiário tem direito a férias?

O estagiário terá direito ao recesso remunerado. A cada 90 dias úteis de atividades de estágio realizadas, será concedido o direito de cinco dias úteis de recesso remunerado. O estagiário usufrui desses dias sem desconto em sua folha de pagamento.

PerguntaEstagiário tem direito a décimo terceiro salário?

As atividades de estágio não caracterizam vínculos empregatícios, portanto não há pagamento de décimo terceiro salário.


PerguntaExiste seguro de vida para estagiário?

Os órgãos contratantes disponibilizam o seguro de vida e de acidentes pessoais assegurando seus estagiários.


PerguntaNos dias de prova eu deverei trabalhar?

Há a redução da carga horária prevista na legislação que permite que o estagiário realize somente 50% da sua jornada de trabalho nos dias de provas mediante à apresentação da declaração, que ateste a data da prova a ser realizada.

PerguntaAtestado abona faltas no estágio?

O atestado somente irá justificar a falta e caso ela ocorra não será abonado o dia de trabalho, ocorrendo o desconto.


PerguntaQual é a lei que ampara o estagiário?

Na página da Central de Estágio você encontrará a Legislação a respeito de estágio. No âmbito federal, é a lei 11.788 de 25 de setembro de 2008 e, no âmbito estadual, é o decreto 8654 de 28 de outubro de 2010. Lá, você irá encontrar informações pertinentes, como direitos e deveres do estagiário.

PerguntaO pagamento da bolsa auxílio é realizada por qual banco?

O pagamento da bolsa auxílio é efetuado somente por meio de depósito em conta do BANCO DO BRASIL. Não sendo aceita nenhuma conta de outro banco.


PerguntaPor quanto tempo posso realizar estágio pela Central de Estágio?

O prazo máximo de contrato de estágio realizado pela Central de Estágio é de dois anos, independente do órgão. Se você realizou dois anos de estágio por meio da Central de Estágio, não será mais possível ser contratado, o que não significa a impossibilidade de realizar estágio em outras esferas, como por exemplo no setor privado ou nos órgãos do poder judiciário ou legislativo.

PerguntaAs horas de estágio remunerado contam como estágio obrigatório?

Não. A respeito de estágio obrigatório existem outros parâmetros a serem seguidos, o que não permite que as horas cumpridas no estágio remunerado sejam contabilizadas para o estágio obrigatório ou de conclusão de curso.
Recomendar esta página via e-mail: